quinta-feira, outubro 16, 2003

"Responsável britânico quer rebaptizar Trafalgar Square"

Notícia retirada do Diário Digital.

"O responsável britânico do Fundo de Investimento Europeu, Francis Carpenter, acredita que certos locais de Londres devem ser rebaptizados. Estação de Waterloo e a Trafalgar Square são topónimos potencialmente ofensivos para os turistas franceses e por isso têm que ser mudados.

Carpenter oferece mesmo as alternativas: Estação da Europa e Concord Square.

Paris também não escapa às ideias conciliadoras do governante. A Estação de Austerlitz e as Avenidas Wagram e Friedland, que comemoram as vitórias de Napoleão sobre alemães e austríacos, são outros topónimos considerados problemáticos.

Carpenter defendia a sua tese nas páginas do jornal francês Le Figaro. «O nosso país teve inúmeras vitórias sobre os nosso vizinhos e as ruas e praças que receberam o nome dessas vitórias arriscam-se a ofender uma juventude europeia que devíamos tentar unir», afirmou.

As propostas do responsável já foram condenadas pelo presidente da câmara de Londres, Ken Livingstone e pelo Turismo da capital britânica. De acordo com um porta-voz deste organismo, «lamentamos de algum francês, ou francesa, se sinta insultado por chegar à Estação de Waterloo, mas o Reino Unido tem um passado muito colorido, essa é uma das razões que levam as pessoas a visitar-nos»."


E, já agora, porque não deitar abaixo o Arco do Triunfo, em Paris?!