quinta-feira, março 31, 2011

Os Saltimbancos


Não sei se é a isto que se chama um disco da vida, mas a verdade é que o ouço desde os meus quatro anos com o mesmo prazer (hum… nem sei o que isto diz sobre a minha pessoa…).

As músicas foram originalmente compostas pelo argentino Luis Enríquez Bacalov. Esta edição é uma adaptação de 1977 de Chico Buarque, que, além de genial, era um grande naco (o Chico, não o disco). Conta com a participação de Nara Leão e Miucha. Também existe uma versão mais recente, mas não chega nem aos calcanhares desta (na minha modesta opinião).

Chico Buarque de Hollanda, o Naco
[ignorar bigodinho ridículo]


Ouvi o disco tantas vezes que a capa já se está a desfazer, com bocados de fita cola aqui e ali a segurar alguns pedaços. O vinil em si está completamente riscado - porque foi manuseado demasiadas vezes pelas mãozinhas pouco jeitosas desta aqui e porque suportou tantas e tantas passagens da agulha do gira-discos. Há uns anos, encontrei a versão em CD remasterizada e claro que teve de ser minha.

Adoro a sonoridade tipicamente anos 70. O coro de criancinhas é simplesmente adorável. As letras são excelentes (vá, ponham lá de lado o preconceito contra o português do Brasil! As letras são MESMO boas).

Tenho pena que, quando chegar a altura de passar isto à minha descendência, provavelmente não o irão ouvir com o mesmo prazer que eu. Nos tempos que correm, parece-me (quase) impossível manter uma criança sossegada apenas a ESCUTAR. E eu escutava isto vezes seguidas.

2 comentários:

Marta disse...

Adoro. É muito mais que isso, mas nem que fosse só pela voz do Chico já valia! :)

Alexandra Neto disse...

Mereço 20 reguadas, e mesmo assim acho que não aprendia!!! -.- haha

Mas muito obrigado!! Leitores assim vale a pena :D

A-D-O-R-O Chico Buarque! But my all time favorite é o Martinho da Vila!! Bom dxiiimais :D